O bom desempenho dos funcionários está atrelado a diversos fatores. Um deles é a iluminação do ambiente de trabalho, de modo que as pessoas que estão no espaço sintam-se confortáveis o suficiente para desempenhar muito bem as suas tarefas. O assunto deve ser tratado com prioridade pelas empresas que, inclusive, devem respeitar as leis em vigência e as boas práticas sobre essa questão.

Publicada especialmente para assegurar ergonomia aos trabalhadores, a lei é a NR 17 que abrange exigências para assegurar as condições ideais de luminosidade em ambientes corporativos. De acordo com a norma: “em todos os locais de trabalho deve haver uma iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade“; “a iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa”; “a iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamentos, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos“; “os níveis mínimos de iluminação a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413 – Norma Brasileira do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)”.

Para certificar que tais níveis de iluminação estejam em conformidade com o que estabelece a NR 17, é preciso fazer medições periódicas. Contar com um ambiente bem iluminado, reduz transtornos para os funcionários e até mesmo riscos com doenças. Aliás, algumas delas podem ser: a perda de lubrificação dos olhos que pode causar lacrimejamento, irritação ocular e vermelhidão; aumento da tensão como consequência de trabalhar piscando menos ao ter que manter os olhos focados naquilo que está fazendo; além de estresse, cansaço e irritação. Mais do que afetar a saúde, a luminosidade inadequada do ambiente pode gerar danos psicológicos às pessoas.

Dentre as dicas para chegar a um índice de iluminação aceitável pelas normas vigentes, estão o aproveitamento da luz natural, a aplicação de cores claras nas paredes e tetos, instalação de conectores de luz separados para cada ambiente (dessa forma é possível adequar a luz nos diferentes espaços, conforme as atividades realizadas), manutenções constantes no sistema de iluminação e, ainda, o uso de películas específicas para vidros que aumentam o conforto às pessoas no local e reduz a passagem de raios infravermelhos.

Uso de película no vidro ajuda a garantir uma iluminação ideal

Para quem pensa que o uso de película escurece o ambiente, está errado! A película pode garantir a passagem de até 70% da luz no local. É importante destacar que a evolução da tecnologia tem gerado avanços significativos ao setor. Atualmente, há uma grande variedade de películas para vidros disponíveis no mercado, incluindo materiais especiais que ajudam as empresas a obter a luminosidade ideal em suas instalações.

Além de proteger e deixar os vidros mais bonitos, a aplicação da película é indicada para reduzir o excesso dos raios solares no local. Por isso, torna-se uma excelente opção para melhorar a qualidade de vida das pessoas por bloquear praticamente 99,9% dos raios UVs, sem gerar danos à luminosidade interior.

A película é indicada para janelas, portas, fachadas, coberturas de vidros, entre outras superfícies. Ao reter o calor proveniente do excesso dos raios solares, as películas contribuem para minimizar as despesas com energia em consequência da diminuição da potência do ar condicionado.

Pesquisas revelam que uma iluminação adequada no ambiente de trabalho pode melhorar a produtividade em até 50%, bem como reduzir em até 60% o número de acidentes com trabalhadores.

Company Film é especialista na aplicação de películas

Se a sua empresa está buscando por um bom fornecedor e aplicador de películas, conheça a Company Film. A empresa tem quase uma década experiência nesse mercado, oferecendo uma equipe com excelentes aplicadores e um portfólio com películas de altíssima qualidade. São mais de 200 tipos de películas, todas importadas e com alta durabilidade, incluindo soluções que proporcionam altíssima redução de raios infravermelhos e asseguram a luminosidade ideal em qualquer ambiente, incluindo o de trabalho.

Localizada em São Bernardo do Campo (SP), em uma área com fácil acesso para as principais estradas do Estado, a Company Film possui especialistas com elevada competência para fazer uma leitura completa do ambiente do cliente. A partir dessa análise, considerando fatores como temperatura e outras particularidades, aponta e fornece a melhor e mais viável solução para atender às necessidades de luminosidade apontadas.

Evite transtornos com a luminosidade de ambientes. Fale com a Company Film e saiba como o uso de películas nos vidros pode ajudar a sua empresa a resolvê-los.

(imagem: divulgação)

Leave a reply